logo-criar-v
Arquitetura para o ano de 2022
arquiteturacriar imobiliária blogdecoração

Arquitetura para o ano de 2022

Desde o início da pandemia, as pessoas estão passando cada vez mais tempo dentro de suas residências e o trabalho remoto veio para ficar. A transição do trabalho remoto para o presencial, ou seja, o sistema híbrido vem se revelando como a nova modalidade nos dias atuais. Analisando toda essa adaptação, podemos destacar que a tendência é buscar cada vez mais conforto, acolhimento e versatilidade. Com isso, a arquitetura terá um papel fundamental para garantir a produtividade e também o (des)vínculo do lar com ambiente de trabalho.  

Maior privacidade 

Dentro de algumas tendências para o novo ano podemos destacar que ao contrário do “conceito aberto“, agora a prioridade será mais privacidade, isso mesmo. Já que o home office veio com tudo, acreditamos que será ainda mais forte a tendência de procurar soluções arquitetônicas que auxiliem nessa transição entre morar, relaxar e trabalhar. Não pensando apenas no isolamento acústico ou na privacidade, mas também por conta da necessidade de desligamento de uma função para outra.  

Por isso, o uso de divisórias flexíveis vem ganhando cada vez mais adeptos para a separação de ambientes, sendo visto de uma maneira mais versátil e ajudando as pessoas a se desconectarem do trabalho e a transitar de um ambiente para outro. Por não se tratar de uma instalação definitiva, essas estruturas móveis ainda permitem que o morador mude a disposição de acordo com sua necessidade.  

Conexão com a natureza  

Depois de um longo período dentro de casa, as pessoas passaram a valorizar muito mais os ambientes externos e varandas, sendo que para muitos, esta é a única forma de ter contato com a natureza. Essa conexão entre lar e meio ambiente vai muito além da vegetação, reflete também no uso de materiais naturais como pedras, madeiras e cimento queimado, de formas orgânicas de mobiliário, no uso de tons acolhedores e naturais e na utilização de tecidos que remetem ao natural. Os famosos jardins verticais também estão se tornando uma grande aposta, pois eles reaproveitam o espaço de uma maneira sustentável, ajudam a amenizar a temperatura dos ambientes, ajudam no isolamento acústico, melhoram a qualidade do ar e não requerem tantos cuidados no dia a dia, o que traz mais vida para o ambiente.  

Minimalismo  

O famoso menos é mais. Caracterizada por poucos elementos, design e formas geométricas simples, a arquitetura minimalista valoriza a simplicidade e a sofisticação. 

No decorrer dos anos, o minimalismo tornou-se bastante popular como um conceito de design, valorizando formas, espaço e cores, misturando arquitetura com decoração. Utilizando iluminação natural, estruturas limpas, ou seja, sem muitos artigos de decoração, cores mais neutras para trazer a sensação de aconchego para o espaço e poucos móveis, essas são algumas das características que compõem esse estilo.  

O minimalismo dá uma nova perspectiva para quem busca paz e tranquilidade em seu lar, e embora pareça um conceito simples, ele traz sofisticação para o ambiente, não esquecendo que o princípio do estilo, além da própria estética é a funcionalidade.  

As tendências de arquitetura estão variando com o passar dos anos e se moldando de acordo com a necessidade do dia a dia. Vale destacar que muitas delas vieram para ficar, pois conforto, praticidade e funcionalidade nunca sairão de moda! 

Acesse
 Facilmente

Outros posts para você

A Criar tem o imóvel ideal para você

Cidade
Selecione
Bairro
Selecione
Condomínio
Selecione
Tipo